Formigas são consideradas pragas urbanas. No inverno, esses insetos procuram refúgio dentro das casas e movimentam-se à noite à procura de alimentos, principalmente na cozinha. Saiba como se proteger desses ataques das formigas, afugentando-as do ambiente doméstico.

Foto: Divulgação
unnamed


As formigas urbanas aprenderam a conviver nas habitações humanas,
onde têm fácil acesso à alimentação.​

Não adianta tentar eliminá-las: existem, no mundo, 23 formigas por habitante da raça humana. Esses insetos fazem parte do meio ambiente e, por serem integrantes da cadeia alimentar, são importantes para o equilíbrio da natureza. Elas estão por toda parte, são mais de 20 mil espécies, tanto que 30 delas se integraram à vida urbana. Esses bichinhos invadem casas, apartamentos, eletrodomésticos, fiação e, principalmente, as nossas cozinhas. Quem nunca se deparou com um exército em fila indiana caminhando em direção à sua pia?

Elas buscam alimentos para manutenção dos seus ninhos e proteção contra o frio e calor ou ainda para se livrarem de predadores, ou seja, o ambiente doméstico é seguro para as formigas. Mesmo sendo inofensivas, ninguém gosta de conviver com essas pragas urbanas dentro de sua residência. Afinal, por andarem em todos os lugares, elas carregam fungos e bactérias por onde passam, por isso são transmissores de doenças que causam problemas gastrointestinais, como vômitos e diarreias. Além disso, podem infligir picadas doloridas, alergias e coceiras.

A grande questão é: como acabar com os ataques inoportunos das formigas urbanas? Para Francisco Antonio Theodoro Neto, supervisor técnico da Osaka Controle de Pragas e Desentupimento, a resposta está na prevenção. “Como os sentidos mais apurados da formiga são o faro e o paladar, pode-se criar barreiras para impedir a invasão dessas pragas ao ambiente doméstico”, ensina. A Osaka preparou uma série de dicas simples que podem resolver o problema.

Dicas de prevenção:
· Identifique a origem do percurso das formigas e tape os orifícios, fendas e rachaduras;
· Cuide da limpeza da casa diariamente com água e vinagre;
· Mantenha alimentos cobertos e protegidos ou em recipientes selados;
· Não deixe expostos restos de comida ou líquidos. Limpe-os imediatamente;
· Conserve latas de lixos tampadas;
· Lave sempre os potes de comida e aplique vaselina na base das tigelas dos animais;
· Coloque barreiras defensivas, como: talco de bebê, sal, marcas de giz, cascas de laranja, canela em pó e borra de café;
· Use cheiros para afugentar as formigas, como: cravo da índia, limão, pimenta-caiena e hortelã-pimenta;
· Nunca use veneno industrializado por conta própria, os formicidas podem se espalhar no ambiente doméstico e envenenar a família e os animais domésticos;
· Se nada der certo, a saída é procurar uma empresa especializada no controle de pragas.
SERVIÇO:
Osaka Controle de Pragas e Desentupimento
www.osaka.com.br

Mais informações: (11) 5668-4000 / 0800-109600

Written by admin