Para muitas pessoas, a visão de pulgas já desencadeia uma corrida até um pet shop ou ao veterinário para conseguir algum tipo de produto que acabe com elas. Estes produtos podem ser classificados em algumas categorias básicas:

  • Os reguladores de crescimento de insetos (RCI), que evitam que os ovos eclodam, pela imitação dos hormônios das pulgas. Podem ou não afetar as pupas, e não têm efeito nas pulgas adultas. Alguns RCI são tropicais – os animais de estimação absorvem-nos através da pele, e as pulgas os ingerem com o sangue do hospedeiro. O metopreno é um RCI, muitas vezes utilizado como spray. A Organização Mundial de Saúde também o aprovou para uso no controle das larvas de mosquito em áreas com alta incidência de malária.
  • Os inibidores da biossíntese de quitina, também conhecidos como inibidores de desenvolvimento de insetos, evitam que as pulgas jovens se desenvolvam devidamente, interrompendo a formação de seus exoesqueletos.
  • Os pesticidas matam as pulgas adultas. O Imidacloprid é um exemplo de pesticida tópico.
  • Repelentes como DEET desencorajam as pulgas de entrarem numa área particular.

Alguns produtos químicos são feitos para uso num ambiente particular, como uma sala ou um quintal. Na maior parte do tempo, você deve remover animais e crianças antes de aplicar o produto e cada um deve ficar fora da área até secar. Outros tratamentos para pulgas são medicamentos tópicos ou orais para os animais de estimação. Alguns destes tratamentos exigem que as pulgasmordam os animais para que funcionem, enquanto outros não. Geralmente você pode adquirir estes tratamentos para pulgas com um veterinário.

Hoje em dia, muitos tratamentos para pulgas são excepcionalmente poderosos – matam as pulgas e seus ovos em poucos dias. Contudo, às vezes um simples tratamento imediato não é suficiente para livrar sua casa e seus animais das pulgas. Eis aqui alguns passos simples para prevenir e lidar com infestações de pulgas:

  • Trate seus animais e o ambiente ao mesmo tempo;
  • Dê banho em seu animal de estimação e utilize um pente de pulgas para removê-las. Se planeja usar um tratamento tópico para pulgas em seu animal, siga as instruções relativas à duração do tempo de espera antes ou depois de lavar seu bichinho de estimação;
  • Limpe completamente a sua casa pelo menos em dias alternados. Esvazie imediatamente o canil ou substitua a caixa e jogue fora os restos numa lata de lixo;
  • Lave a cama de seu animal de estimação;
  • Corte sua grama regularmente. Limpe e jogue fora todas as folhas ou outras sujeiras da grama, e mantenha os montes de areia fora de sua casa;
  • Sempre que possível, impeça que animais selvagens entrem em seu jardim.

Existem alguns poucos remédios domésticos para pulgas que não funcionam. Enquanto as coleiras antipulgas podem mantê-las longe de seu animalzinho, não possuem muita eficácia numa infestação já estabelecida. Alimentar seu bichinho com alho, levedura de cerveja e vitaminas provavelmente não faz efeito contra pulgas. As coleiras ultrassônicas também parecem não atuarem como um impedimento ou repelente de pulgas. Na maioria das vezes, se você tratar seu animal de estimação, gramado e casa contra aspulgas ao mesmo tempo, consegue se livrar sozinho de uma infestação. Caso contrário, talvez seja necessário contatar umexterminador profissional.

“HowStuffWorks – Como funcionam as pulgas”. Publicado em 24 de agosto de 2007 (atualizado em 17 de julho de 2008)http://ciencia.hsw.uol.com.br/pulga4.htm (16 de outubro de 2009)