Ácaros, Como se livrar?



A Osaka é especialista em limpeza. Referência no mercado e pioneira em produtos e técnicas, a empresa tem a solução ideal para cada tipo de limpeza que possa ser feita em sua casa.

No caso de ácaros não é diferente. Considerando que a principal forma de se livrar desses micro-organismos é fazer uma limpeza profunda, os serviços profissionais da Osaka, vão te ajudar nessa limpeza. Primeiro vamos explicar o que são ácaros?

Visíveis apenas por microscópios, os ácaros pertencem à classe dos aracnídeos. Normalmente habitam o interior das fibras do carpete, travesseiros e colchões, e são capazes de provocar grandes incômodos na vida. Por isso, no artigo a seguir, vamos informar como eliminar ácaros do seu convívio.

 

Os ácaros são animais minúsculos que se alimentam de células mortas de pele humana e de animais como cães e gatos. São resquícios presentes nas roupas de cama, nos colchões, travesseiros, sofás e almofadas. Além do ácaro, os seus excrementos e os seus restos mortais também são elementos desencadeantes de processos alérgicos. Eles ficam em suspensão no ar e compõem a famosa poeira domiciliar.

Onde os ácaros vivem?

 

Os ácaros domésticos vivem em travesseiros, lençóis de cama, dentro das fibras de tapetes, carpetes, cortinas, almofadas, sofás e até bichinhos de pelúcia. Por isso, a limpeza para evitar o acúmulo de pó deve ser redobrada e constante. Pó é outro ítem a ser destacado. Como os ácaros se disseminam com o pó é preciso que se evite dispersá-lo. Eles precisam de umidade acima de 50% e temperatura acima de 20º para sobreviver e proliferar.

 

 

Ácaros fazem mal para saúde?

 

Os ácaros estão em todos os lugares e são os principais causadores de doenças como rinite, asma alérgica, dermatite atópica, conjuntivite, blefarite e escabiose.

 

É possível conviver sem eles, mas há um limite para isso. Mesmo pessoas não alérgicas podem ser afetadas quando expostas a um número excessivo de ácaros.

 

 

Efeitos dos ácaros na saúde

 

Eles se alimentam de material orgânico — células mortas do corpo —, por isso, sua proliferação é maior nos lugares em que existe elevada concentração desse material, como travesseiros, colchões, cobertores, poeira e coisas do tipo. 

 

A presença desses parasitas pode desencadear alergias e inflamações nasais, piorando doenças respiratórias como rinite, bronquite e sinusite. Em alguns casos, as alergias podem evoluir para quadros mais sérios, como asma crônica. Alguns sintomas comuns são: coriza, coceira, irritação e lacrimejamento nos olhos, espirros, congestão nasal.

 

O instituto de Microbiotécnica de São Paulo, alerta que após 2 anos cerca de 25% do peso do travesseiro é composto por ácaros vivos, mortos e pela sua excreção ocasionando uma possível alergia respiratória. 

 

Os excrementos dos ácaros ficam em suspensão no ar e quando inalamos, entram em contato com o nosso sistema de defesa liberando uma substância  chamada histamina, muito prejudicial para saúde. Essa substância desencadeia todos os sintomas de alergia, como coceira, espirros e até o fechamento dos brônquios.

 

 

A melhor maneira de eliminar os ácaros são o cuidado com o ambiente

 

 

Segue algumas medidas que podem lhe ajudar:

— Ventilar os cômodos da casa, principalmente quartos;

— Lavar com frequência roupas de cama com temperaturas elevadas;

— Colocar capas protetoras nos travesseiros;

— Almofadas e colchões devem ser higienizados semanalmente com aspirador de pó.

 

Essas ações, no entanto, não serão suficientes se a umidade excessiva estiver no ambiente, favorecendo a proliferação dos ácaros. O cuidado com a saúde vai muito além de bons médicos e tratamentos de doenças já existentes. A prevenção é o melhor remédio para garantir bem-estar à sua família.

 

Frisamos que é necessário realizar periodicamente uma limpeza profissional em seus estofados, pois esta é única forma de garantir que sua família fique livre de ácaros e que vão ficar livres de crises alérgicas constantes.

 

Fale conosco, faça seu orçamento e agende uma limpeza em seu colchão, sofá e tudo aquilo que necessitar, pelo seu bem-estar!

 

Written by admin