escorpião

Tudo sobre Escorpiões

Veja mais informações sobre escorpião:

Atualmente são conhecidas cerca de 1.400 espécies de escorpiões distribuídas pelo mundo com a exceção da Antártida. No Brasil as espécies mais importantes conhecidas em Saúde Publica pertencem ao gênero Tityus serrulatus (escorpião amarelo) e Tityus bahiensis (escorpião preto).

A picada do escorpião amarelo em crianças pode ocasionar um estado clinico grave levando até a morte, entretanto a picada do escorpião preto apesar de ser dolorosa dificilmente ocasiona a morte da vitima. Comumente encontramos escorpiões sob pedras, entulhos, jardins, porões, terrenos baldios, redes de esgoto e em cemitério, devido às infestações de baratas. É possível encontrarmos também escorpiões em locais úmidos embaixo de assoalhos ou outros tipos de pisos. Nas áreas que fornecem condições para a proliferação de escorpiões, é importante não acumular materiais, restos de construção, lenhas, ou qualquer outro tipo de madeira.

Em residências localizadas em áreas rurais é aconselhável sacudir roupas e sapatos antes de utilizá-los. Para os tratamentos decontrole de escorpiões é aconselhável a utilização de inseticidas que não irritem, para não haver o desalojamento para outras áreas, dificultando o trabalho. Também é importante a realização do controle de baratas, principal fonte de alimentação dos escorpiões.